🚨Aviso
Se chega a este site pela primeira vez, leia o post inicial.
📈 Vamos lá então ver as curvas
O crescimento mantém-se ao ritmo de ontem. O ajustamento das curvas continua 'demasiado perfeito', não havendo sinais consistentes de 'saída da curva'.
Para além do habitual aviso sobre diferentes regiões em diferentes fases da curva no mesmo país, é preciso ter em conta que, atendendo à elevada percentagem de infecções assintomáticas ou com sintomas considerados inespecíficos, o número de casos diagnosticados depende da classificação de "suspeito" pela autoridade de saúde (e consequente teste). Na conferência de imprensa de ontem foi revelado que o SNS dispunha de 9000 testes, o que significa que só há stock até dia 24! (isto considerando que o stock está disponível nos locais onde os testes são precisos...)
Já foi dito que vêm aí novos testes, pelo que, se a política de teste mudar, haverá um salto na curva. Se calhar, daqui por uma semana, é melhor começar a fazer o gráfico das mortes, em vez dos casos positivos...
NOTA: agora não há dúvidas de que o que se passou nos dias 17 e 18 do gráfico foi um 'erro'. Provavelmente, alguns resultados de teste saíram mais cedo do que o normal (17) e por isso 'faltaram' casos em 18. Assim sendo, a inflexão de hoje no gráfico do crescimento médio é também um 'erro'.
- A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública usa os dados diários para fazer uma previsão a três dias. Estima uma taxa de transmissão Rt. Devemos esperar que Rt se aproxime de 1, valor a partir do qual se dará a tal inflexão da curva de casos diários, de que tanto se tem falado. Link.
- A Wikipedia também actualiza informação diariamente. Tem um mapa representando os municípios com casos suspeitos, confirmados e mortes. Não sei a origem da informação, mas parece-me que será dos ACES (não sei se todos os ACES publicam a informação nem se o fazem diariamente). Eis o mapa:

Por Tuvalkin (discussão · contribs) - Obra do próprio pt:Surto de 2020 de coronavírus em Portugal, CC0, Hiperligação
Comentários
Enviar um comentário